Frases de H. P. Blavatsky



“Lúcifer – o Espírito da Iluminação Intelectual e Liberdade de Pensamento-é, metaforicamente, o farol orientador que ajuda o homem a encontrar o seu caminho por entre as rochas e bancos de areia da Vida. Pois Lúcifer, em seu aspecto mais elevado, é o Logos, e no mais baixo, o “Adversário” – ambos refletidos em nosso Ego.”
A Doutrina Secreta

“Tudo é vida, e cada átomo, mesmo da poeira mineral, é uma VIDA, embora isso esteja além de nossa compreensão e percepção, porque está fora do âmbito das leis conhecidas por aqueles que rejeitam o Ocultismo.”
A Doutrina Secreta

A mente requer purificação toda vez que nos irritamos, que dizemos uma falsidade, ou divulgamos faltas alheias. Devemos purificá-la, toda vez que falamos ou fazemos qualquer coisa, com a finalidade de bajular, ou quando alguém é enganado pela insinceridade de nossas palavras ou de nossos atos.”
Ocultismo Prático

Tudo no Universo, em todos os seus reinos, é consciente , ou seja , dotado de uma consciência de sua própria espécie e em seu próprio plano de percepção.
H. P. Blavatsky

“Há uma lei fundamental do Ocultismo que diz que não há repouso ou cessação de movimento na Natureza. Aquilo que parece repouso é apenas a mudança de uma forma para outra; a mudança de substância anda de mãos dadas com a de forma – conforme nos ensina a Física oculta.”
A Doutrina Secreta

Toda a ordem da natureza evidencia uma marcha progressiva para uma vida mais elevada .
H. P. Blavatsky

“Pitágoras ensinava que todo o universo é um vasto sistema de combinações matematicamente corretas. Platão mostra a deidade geometrizada. O mundo é sustentado pela mesma lei de equilíbrio e harmonia sobre a qual foi construído.”
Ísis sem Véu

“Nos idos dias de Sócrates e de outros sábios da antiguidade, como agora, aqueles que estão desejosos de aprender a grande Verdade sempre terão sua oportunidade se apenas “procurarem” encontrar alguém que os conduza à porta de ´quem sabe quando e como´.”
A Doutrina Secreta

No entanto , o universo é real o suficiente para os seres conscientes nele e são tão irreais quanto ele próprio é .
H. P. Blavatsky

“Imaginar que um cérebro humano possa conceber algo que nunca dantes foi concebido pelo “cérebro universal” é falácia e vaidosa presunção. No melhor dos casos, o primeiro pode apanhar, aqui e ali, perdidos vislumbres do “Pensamento Eterno” depois que este assumiu alguma forma objetiva, quer no Universo visível, quer no invisível.”
A Modern Panarion

Sabemos que as tradições da Filosofia Esotérica devem ser as mais certas , simplesmente porque elas são as mais lógicas e conciliam todas as dificuldades.
H. P. Blavatsky

“A idéia teosófica da caridade significa esforço pessoal pelos outros; compaixão e bondade pessoais, interesse pessoal pelo bem estar dos que sofrem; simpatia pessoal, providência e assistência em seus sofrimentos e necessidades.”
A Chave da Teosofia

A principal dificuldade que impede os homens da ciência de acreditar no divino , bem como em espíritos da natureza é o seu materialismo.
H. P. Blavatsky

“A vontade do Criador, pela qual todas as coisas foram feitas e receberam seus primeiros impulsos, é propriedade de todo ser vivente. O homem, dotado de uma espiritualidade adicional, tem a maior partilha dessa vontade. Ele obterá maior ou menor sucesso no uso do poder mágico da mesma, proporcionalmente à matéria nele existente.”
Ísis sem Véu

O Universo é a manifestação periódica desta desconhecida Essência Absoluta .
H. P. Blavatsky

“Não há nenhum Demônio, nenhum Mal fora do gênero humano para produzir um Demônio. O Mal é uma necessidade no Universo Manifestado, e um dos seus sustentáculos. É uma necessidade para o progresso e a evolução, tanto quanto a noite é necessária para a produção do dia, e a morte para a produção da vida, afim de que o homem possa viver por todo o sempre.”
A Doutrina Secreta

Mesmo em nossos dias , a ciência desconfia a existência de um mar que nunca congela e um continente que é sempre verde .
H. P. Blavatsky

“Atinge-se a cultura espiritual pela concentração. Deve ser continuada diariamente e ser usada a todo o momento. A meditação foi definida como a ´cessação da atividade externa do pensamento´. Concentração é a total tendência da vida para um dado fim.”
Ocultismo Prático

A Doutrina Secreta é a propriedade comum dos incontáveis ​​milhões de homens nascidos sob vários climas , em tempos que a História se recusa a negociar e que os ensinamentos esotéricos atribuem datas incompatíveis com as teorias de Geologia e Antropologia .
H. P. Blavatsky

“A doutrina fundamental da filosofia esotérica não admite privilégios ou dons especiais no homem, salvo aqueles adquiridos por seu próprio Ego, através de esforços e méritos pessoais, durante toda uma longa série de metempsicoses e reencarnações.”
A Doutrina Secreta

Vemos que cada movimento externo, ato , gesto, voluntário ou mecânico, orgânico ou mental, é produzido e precedido por sensação interna ou emoção.
H. P. Blavatsky

“A doutrina fundamental da filosofia esotérica não admite privilégios ou dons especiais no homem, salvo aqueles adquiridos por seu próprio Ego, através de esforços e méritos pessoais, durante toda uma longa série de metempsicoses e reencarnações.”
A Doutrina Secreta

2010-2017 Grandes Mensagens · O conteúdo deste site está licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional ·