Dia 26 de Setembro é o “Dia nacional dos surdos”. Confira agora esta mensagem que selecionamos para você colocar no Msn, Orkut, Twitter, Facebook ou enviar para quem você quiser.

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, esta data foi instituída no Brasil, pelo fato de lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1957, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdo.

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) têm sua origem na Língua de Sinais Francesa. Foi instituída no Brasil por E. Huet (1855) professor Surdo francês que fez um programa especial para ensinar os Surdos do nosso país. Lutou e conseguiu junto ao Imperador Dom Pedro II apoio para fundar a primeira Escola para Surdos no Brasil. Cada país possui a sua própria língua de sinais que sofrem as influências da cultura nacional.

Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

As Línguas de Sinais, ao contrário do que muitos imaginam, não são simplesmente mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, são línguas com estruturas gramaticais próprias.